Envelhecimento com fragilidade não é fácil.
Algumas doenças tem um comportamento agressivo, outras mudam tanto a pessoa que amamos que a torna praticamente irreconhecível. Voltar no tempo não é possível, mas aprender a lidar com as adversidades é um exercício de toda vida.
Aqui você vai encontrar dicas e profissionais que podem te ajudar.

Facilite sua vida
Tudo que você precisa para cuidar bem. Inovações tecnológicas que vão te surpreender.
Ideias e dicas de onde encontrar tudo para simplificar o cuidado.

Encontre seu
anjo da guarda
Como escolher os melhores profissionais ou instituições para o cuidado. Dicas de ouro para não ficar com dúvidas sobre o cuidado.
Nós, da i-old queremos ajudar.
Clicando na pergunta, você será direcionado a um
teste que avalia o stress do cuidador.
Volte após o teste, porque temos muitas
maneiras de melhorar sua vida.
RESULTADO DO TESTE:
Entenda o resultado do questionário de stress do cuidador
Cuidamos muitas vezes com todas nossas forças. Resultado: adoecemos também.
Tenha de volta sua qualidade de vida.
Sobrecarga:
GRAVE
Necessário sair de cena por um tempo e descobrir estratégias para retornar com uma dinâmica positiva. Comece agora o processo.
Sobrecarga:
MODERADA
Necessário pausas para manter-se saudável. Ensinamos como ter momentos de "desligar", evitando chegar ao limite.
Sobrecarga:
LEVE
Como deve ser. Aproveite as dicas para seguir saudável e cuidando com carinho e dedicação.
COMO EU MUDO DE VIDA?
Ciente que as coisas não estão bem e de você precisa estar bem para cuidar bem, sugiro que você incorpore a sua rotina de vida 3 horas para o sucesso do cuidado.
Você com certeza nota como se sente melhor quando tira um tempo para se cuidar, mas abre mão desse auto-cuidado, porque não tem tempo ou não consegue se permitir.
Agora, alguns cuidados serão direcionados para você. Ordem médica.
Precisamos ativar corpo e mente para uma vibração positiva, no caminho da recuperação.
Serão 3h, das 24h do seu dia dedicadas a seu cuidado.
Não estou falando nas atividades do dia-a-dia, tipo tomar banho, cortar o cabelo, fazer supermercado. Horas significativas. Você vai notar que seu dia começa a render mais a as escolhas de vida começam a ficar mais fáceis. "-Como? Se perco 3h do meu dia?" Aí que está: você não está perdendo nada, você está ganhando qualidade de vida!
Para que dê certo, você vai precisar de ajuda de outras pessoas.
O resgate da dinâmica positiva do cuidado começa agora.
01
atividade física
Você terá de dedicar 1h diária a alguma atividade que utiliza movimento do corpo. Você terá de descobrir qual atividade combina mais com você: dança, corrida, caminhada, pilates, alongamento, natação, hidroginástica, musculação, beach tennnis, ballet, futebol, golf, tênis, ciclismo... a que você preferir.
Se não conseguir agendar nada muito formal, vá caminhar. Escolha uma boa seleção musical, calce um par de tênis confortável e destine esta hora para caminhar.
02
contemplação
Na hora de contemplação, você pode escolher entre uma boa leitura, uma meditação, uma prática religiosa, um filme, passear junto à natureza, uma apresentação teatral ou musical, uma aula presencial ou à distância, uma hora do universo virtual (redes sociais ou sites de interesse) ou um momento de embelezamento/ cuidado especial de seu corpo. O que importa nesse momento é deixar e mente livre para processar experiências sensoriais e perceber o mundo ao redor, da mesma maneira que se conecta com sua essência.
03
relacionamento
Essa será a hora de diariamente dedicar seu tempo ao envolvimento emocional positivo com outras pessoas: ligar para o amigo que não vê há tempo, tomar um café com a vizinha, fazer um voluntariado, conversar em um chat, almoçar com sua irmã, tomar um vinho com as amigas, namorar, conversar com os filhos, jogar um jogo que envolva compartilhamento de ideias (como bocha) ou participar de um grupo em área de interesse. O que importa nessa hora é trocar histórias e criar memórias afetivas.

-
Esse é o mínimo necessário para iniciar a caminhada de recuperação do stress do cuidador.
-
Se dispuser de mais tempo, excelente.
-
Faça o tempo valer a pena.
-
Algumas atividades significativas podem incluir horas de relacionamento e contemplação na mesma atividade, como um passeio ao teatro com uma amiga: nesse caso a atividade deve ter duas horas de duração. Se, no exemplo citado, a opção for ir caminhando até o teatro, com uma caminhada de 2 km, a atividade deve durar no mínimo 3h e também corresponder a hora da atividade física.
-
Nesses momentos, você vai precisar de ajuda com os cuidados.
-
Em casa, cuidado de alguém dependente e frágil, três horas passam voando. Fazendo uma atividade significativa, você vai se surpreender como o tempo rende.
-
Mas para se permitir ter esse tempo revolucionário, é necessário disciplina, caso contrario você se sabota. Sabe o grilo falante do Pinóquio? Crie uma "consciência externa", que pode ser materializada através de um caderno de notas, uma agenda ou diário. programe sua semana com atividades significativas. E todo dia, ao deitar, você deve atualizar o registro das atividades completadas.
-
Não se frustre se no início não conseguir as três horas: trabalhe a favor da programação idealizada.
-
Funciona para alguns colocar um despertador na hora programada para a atividade.
-
Use conscientemente o tempo, sabendo do seu poder reparador de atividades significativas!
Dicas do ouro para quem cuida

Esteja aberto a ideias e novidades.
A cada dia uma nova estratégia para cuidar
é desenvolvida.
Melhore o ambiente para cuidar melhor.

A pele é tudo.
Para quem sofre de imobilidade, as lesões por pressão são um risco. O controle da umidade e a mudança de posição a cada 2h são chaves para manter a pele íntegra.
Hidratação da pele é fundamental.
O colchão pneumático é uma alternativa custo efetiva.

Animais são terapêuticos.
Se limpos, com controle de pulgas, vermes e vacinas em dia, não oferecem risco a saúde, mesmo para idosos frágeis e acamados.
Podem oportunizar momentos de grande bem-estar.

A música é transformadora. Áreas cerebrais que habitualmente não estão ativas, tornam-se funcionais e atuantes pelo efeito da música. o poder terapêutico da música da pacientes com demência é reconhecido como importante estratégia pela melhora de sintomas comportamentais.
Incorpore na rotina de cuidado o protocolo de música individualizado.

A espiritualidade é fundamental em todas as fases da vida, mas se mostra bastante aflorada a medida que envelhecemos. Praticar uma religião traz conforto e melhora a saúde global. Mesmo quem não tem uma religião específica deve buscar a transcendência através de técnicas de relaxamento e respiração profunda.

Nada mais poderoso de ter suporte: amigos, família ou alguém com quem contar. Crie laços afetivos com pessoas do bem e cultive amizades.
Todos estudiosos são unânimes em afirmar: vive mais e melhor quem sabe viver com outras pessoas. Silidão é o maior mal do século.

